A produção de lácteos de Mato Grosso acaba de consolidar sua posição entre as melhores do planeta. No último sábado (18), durante o Concurso Mundial do Queijo realizado em São Paulo, produtores do estado conquistaram impressionantes 29 medalhas, sendo quatro delas na categoria SuperOuro — o nível máximo do pódio internacional.
A missão técnica, organizada pelo Sebrae/MT, levou 30 fabricantes mato-grossenses para a capital paulista. Ao todo, cerca de 200 produtos do estado foram submetidos a uma rigorosa comissão de jurados brasileiros e estrangeiros, que avaliaram aspectos como textura, aroma, sabor e aparência.
Os melhores do mundo: Destaques SuperOuro
Mato Grosso garantiu quatro medalhas na categoria mais alta da competição. Os produtos que alcançaram a pontuação máxima foram:
Manteiga Trufada: Quinta da Cartucheira;
Queijo Diamante da Cartucheira: Quinta da Cartucheira;
Coalhada Seca: Queijaria J3;
Requeijão Cremoso: Queijaria Vale da Chapada.
No total, o quadro de medalhas de Mato Grosso fechou com 4 SuperOuro, 5 Ouros, 9 Pratas e 11 Bronzes.
Um salto histórico de qualidade
A evolução dos pequenos negócios de Mato Grosso é notável. Para se ter uma ideia do crescimento, no concurso mundial de 2022, o estado conquistou apenas uma medalha de bronze. Em 2024, subiu para seis medalhas e, agora em 2026, atingiu o recorde de 29 premiações.
“Estamos colhendo os frutos de anos de trabalho em prol dos pequenos negócios e da cadeia de valor dos produtos lácteos. O Sebrae/MT tem orientado os produtores com consultorias e cursos para o aprimoramento das produções”, destacou Valéria Pires, Gestora Estadual do Agro do Sebrae/MT.
Homenagem Emocionante
O evento também reservou um momento de profunda emoção com uma homenagem póstuma à produtora Raquel Cattani, da região Norte de Mato Grosso. Vítima de feminicídio em julho de 2024, Raquel já havia sido premiada em edições anteriores do mundial e era uma das expoentes da nova geração de queijeiros do estado. A homenagem foi recebida por seus pais, Gilberto e Sandra Cattani.
Dica Gastronômica: Muitos desses queijos premiados já podem ser encontrados em empórios especializados em Cuiabá e Lucas do Rio Verde. Valorizar o produto local é também fortalecer a economia que coloca Mato Grosso no topo do mundo.